buscape

smart

click aqui

Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Partes do corpo que não são mais necessidade?


São 16 partes do corpo humano que não necessitamos, e que estão ali vai se saber o por que. Algumas são realmente incômodas, outras passam despercebidas, mas todas elas coincidem em algo: estão sobrando em nosso corpo. Assim pêlos, cóccix e dente do siso são nada mais que sobras evolutivas… marcas do passado.


1
Dentes do Siso

Já não são necessários para o tipo de alimentos que ingerimos. A não ser que alguém gosta de andar mascando mato por ai. Só 5% da população tem um jogo destes terceiros molares sãos.
2

Órgão Vomeronasal
Um diminuto buraco à cada lado do septo nasal que está unido aos quimiorreceptores não funcionais. É tudo o que resta de nossa outrora grande habilidade para detectar feromônios.
3
Costelas do pescoço
Um conjunto de costelas cervicais, possivelmente restos da idade dos répteis, ainda aparece em menos de 1% da população. Com freqüência provocam problemas nervosos e arteriais.


O dedo mindinho do pé
4
Quantas vezes você se aleija neste dedo na ponta da cama? É uma das piores dores que podemos sentir, não é mesmo?. Este dedo mindinho não é essencial para mantermos o equilíbrio do corpo. Ao longo dos anos, este dedinho foi reduzindo o seu tamanho, de modo que a sua função também está a encolher.O dedo essencial para evitar uma queda, por exemplo, é dedo grande do pé.
Apêndice
5
Este é um grande problema para muitas pessoas que acordam ao meio da noite com uma grande dor na sua virilha direita. Uma operação de emergência resulta, geralmente, na remoção do apêndice. A principal função deste órgão do nosso corpo era a de digerir a celulose das plantas que os nossos antepassados ​​herbívoros comeram. No entanto, atualmente há muita discussão no meio científico sobre a verdadeira função deste órgão, que só se salienta quando ocorre a apendicite.


Cóccix
6
Há muitos anos atrás, quando andávamos todos de quatro, o cóccix foi um dos principais ossos do nosso corpo. No entanto, hoje o cóccix torna-se completamente desnecessário, a tal ponto que, durante a gravidez, o cóccix do bebé cresce apenas até à oitava semana de gestação.

Músculos eretores do pêlo
7
Quando o homem habitou a Terra sem muita proteção corporal ou "roupagem", o pêlo do seu corpo era muito mais espesso do que hoje. Os músculos eretores faziam com que, numa situação de calor, frio ou risco, os pêlos se eriçassem, protegendo dessa forma, todo o corpo. Como as condições atuais são diferentes, possivelmente estes músculos poderão desaparecer.

Músculo palmar
8
Se você não sabe o que é este músculo, não se preocupe porque quase não precisa de o usar. O músculo vai do cotovelo até ao punho e era usado para escaladas. Um estudo descobriu que cerca 11 por cento da população mundial já não o tem no corpo.

Costelas do pescoço
9
São das mais antigas desta lista. Apenas 1 por cento da população mundial possui as costelas do pescoço. São um grupo de costelas cervicais, segundo se sabe, são resquícios da Era dos Répteis.

Ponto de Darwin ou tubérculo 
10
Este é um pequeno pedaço de pele extra nas orelhas que poderia ser um resíduo de uma formação de pele mais extensa que foi útil para ouvir sons distantes.

13ª costela
11
Thalia é uma cantora mexicana muito conhecida no seu país que removeu esta costela porque acreditava que a fazia ter uma cintura mais acentuada. Deve ter sido a única porque este osso tem caído em desuso. Há ainda 8% de pessoas que têm 14 costelas, tal como os chimpanzés e gorilas.


Músculo subclávio
12
Mais um músculo que permanece dos nossos tempos em que andávamos de quatro. É um músculo que fica abaixo do ombro e que vai desde a primeira costela até a clavícula.



Mamilos Masculinos
                                13

As glândulas lactíferas formam-se antes de que a testosterona provoque a diferenciação do sexo no feto. Os homens têm tecido mamário que pode ser estimulado para produzir leite e inclusive para amamentar.


Músculo eriçador do cabelo
14

Conjunto de fibras musculares lisas que permitem aos animais arrepiar sua pelagem para melhorar sua capacidade de isolamento ou para intimidar outros animais. Os humanos conservam esta habilidade ainda que obviamente perderam a maior parte de sua pelagem.

 Apêndice                      15

Apêndice
Este estreito tubo muscular unido ao intestino grosso, servia como área especial para digerir a celulose quando a dieta dos humanos consistia mais em proteínas vegetais que em animais. Também produz alguns glóbulos brancos.
Cóccix                                           16  

Nossos ancestrais hominídeos perderam o rabo bem antes de começar a andar. O que sobrou é o cóccix, um conjunto de três a cinco vértebras fundidas no fim da coluna dorsal. Sua única função é ajudar a manter os músculos da região estruturados, mas sua remoção não prejudica o paciente. Só serve para causar uma dor lancinante quando caímos de traseiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário